terça-feira, 24 de abril de 2012

Mito


MITO
O mito é uma narrativa que na Grécia era difundida através da palavra falada a um público ouvinte que confiava no que estava sendo narrado e a tomava como verdade absoluta. Dessa forma o mito é uma atitude de crença. As narrativas descrevem a relação do homem com os deuses de forma poética e metafórica usando recursos figurativos. O mito é marcado por um forte simbolismo representando a realidade do mundo humano. Muitos estudiosos afirmam que o mito é a primeira forma de explicação da realidade, seja ela natural ou social.  Até acontecimentos históricos  podem se transformar em mitos, se adquirem uma determinada carga simbólica para uma dada cultura. Na maioria das vezes, o termo refere-se especificamente aos relatos das civilizações antigas que, organizados, constituem uma mitologia - por exemplo, a mitologia grega e a mitologia romana.


                 O MITO DE NARCISO

Narciso era um belo rapaz, filho do deus so rio Céfiso e da ninfa Liríope. Por acasião de seu nascimento, seus pais consultaram o oráculo Tirésias para saber qual seria o destino do menino. A resposta foi que ele teria uma longa vida, se nunca visse a própria face.
Muitas moças e ninfas apaixonaram-se por Narciso, quando ele chegou à idade adulta. Porém, o belo jovem não se interessava por nenhuma delas. A ninfa Eco, uma das mais apaixonadas, não se conformou com a indiferença de Narciso e afastou-se amargurada para um lugar deserto, onde definhou até que somente restaram dela os gemidos. As moças desprezadas pediram aos deuses para vingá-las.
Nêmesis apiedou-se delas e induziu Narciso, depois de uma caçada num dia muito quente, a debruçar-se numa fonte para beber água. Descuidando-se de tudo o mais, ele permaneceu imóvel na contemplação ininterrupta de sua face refletida e assim morreu. No próprio Hades ele tentava ver nas águas do Estige as feições pelas quais se apaixonara.

(Irene Machado. Literatura e redação. São Paulo: Scipione, 1994, p. 142-3. Resumo da autora a partir do Dicionário de mitologia grega e romana, de Mário da Gama Kury

2 comentários:

  1. Gilberto,

    O Mito é uma das temáticas mais discutidas na Filosofia. O fascínio pela mitologia advém da integração da cultura de um povo, que utiliza elementos simbólicos e sobrenaturais para explicar o mundo e dar sentido à vida humana.
    Os gregos criaram uma rica mitologia, constituída por um conjunto de lendas e crenças que, por princípios simbólicos, fornecem explicações para a realidade universal. Integra a mitologia grega um grande número de relatos maravilhosos, que inspiram diversas obras artísticas da história ocidental. Uma delas é a saga de Édipo.
    O completo de Narciso é interpretado até hoje na psicologia. Muitas pessoas, apaixonadas por si mesmo, não enxergam o que está a seu redor. Outras buscam incessantemente cirurgias plásticas, técnicas de não-envelhecimento, chegam a retirar partes do corpo (por exemplo, costelas), a fim de alimentar o próprio ego.
    Denise Sousa

    ResponderExcluir
  2. O mito de Narciso serve como exemplo em nossas vidas, pois muitas vezes não somos capazes de compartilhar com o próximo, não devemos achar que somos dono da razão e do mundo, devemos preocupar com os problemas do mundo, assim muitas coisas seriam evitadas. Os gregos criaram vários mitos para poder passar mensagens para as pessoas e também com o objetivo de preservar a memória histórica de seu povo. Em busca de significado para os fatos políticos, econômicos e sociais, os gregos criaram uma série de histórias, de origem imaginativa, que eram transmitidas, principalmente, através da literatura oral.

    ResponderExcluir