PEDAGOGIZADOR
Resume-se a instruir, reproduzir um tipo de conhecimento que não é
relevante para as reais necessidades do aluno. Submete os conteúdos
científicos a objetivos explícitos de cunho ético, filosófico, político, que
darão uma determinada direção (intencionalidade) ao trabalho com a disciplina e
a formas organizadas do ensino.
INTERSUBJETIVIDADE
Busca produzir
sujeitos capazes de linguagem e de ação, calcadas em razões e argumentações
justificadas, legítimas, exigências fundamentais para atender às demandas
sociais, culturais, econômicas e éticas da modernidade. é umas das áreas que envolve a vida do homem tem como
intuito de
discutir os rumos da sociedade – indivíduo como sujeito e ator social, que
reflete sobre os problemas da sociedade, interpreta, participam, dialoga,
enfim, luta por interesses comuns.
Supera o modelo “pedagogizador” ao tornar indivíduos
mais livres, autônomos e capazes.
Gilberto,
ResponderExcluirSem dúvida, a educação precisa superar o método pedagogizador (aplicação de técnicas a um sujeito com o intuito de atender as exigências do mercado; aluno visto como objeto) e valorizar a intersubjetividade (formação do sujeito emancipado, sensível e ético; aluno visto como sujeito, questionador, interativo).