TEORIA
DA “ MAIÊUTICA” DEFENDIDA POR SÓCRATES
A Maiêutica foi proposta por Sócrates, considerado até nos dias atuais
um dos homens mais sábios que já passaram pela face da terra. Ela consiste em
perguntar, em interrogar, em inquirir: O que é isto? O que significa? Essa
atitude de questionamento Sócrates tinha andando pelas ruas, pelas praças,
indagando das pessoas.
Ele não aceitava uma
definição superficial, a cada resposta ia fazendo mais perguntas, indagando,
até chegar à resposta mais precisa possível. Mas que nunca aceitava como uma
posição definitiva.
Para a Maiêutica o
conhecimento está latente no homem, sendo apenas necessário criar condições
para que ele passe da potência ao ato, aflore na espécie de recordação,
reminiscência.
De
acordo com o exposto a Maiêutica
Socrática tem como significado "Dar a luz (Parto)"
intelectual, da procura da verdade no interior do Homem. Socrátes conduzia este parto em dois momentos
distintos : no primeiro, ele levava as pessoas a duvidar de seu próprio
conhecimento a respeito de um determinado assunto; no segundo, ele os levava a
conceber, de si mesmos, uma nova idéia, uma nova opinião sobre o assunto em questão. Por meio de
questões simples, inseridas dentro de um contexto determinado, a Maiêutica dá à
luz idéias complexas.
Agindo dessa forma
poderia empregar o verdadeiro sentido da palavra educar que vem do latim –
educere - e significa literalmente trazer para fora, sobressair, emergir do
estado potencial para o estado da realidade manifestada.
Fato que não tem
acontecido na educação atual, onde o aluno não quer mais pensar e raciocinar
para chegar as suas conclusões, quer
receber tudo pronto.
Gilberto,
ResponderExcluirNa Era da Informação os estudantes não mais questionam com frequência... acham melhor copiar e colar do que questionar. O fato é que as informações a que eles tem acesso (internet, celular, TV, etc.) apresentam-se em grande número e não são absorvidas como deveria. A nova geração se preocupa com jogos, tecnologia, futilidades e ignoram, por exemplo, o que acontece em sua própria cidade/estado/país.
Nas escolas estaduais, por exemplo, não se investe em pesquisa, em laboratórios de qualidade. Desta forma, os livros e a própria internet (com informações não muito confiáveis) se tornam o embasamento teórico dos alunos. Questionar como? por quê? para quem? Pegar pronto é muito melhor...dizem.
A maiêutica deveria ser utilizada nas salas de aula com frequência com o intuito de estimular o raciocínio dos estudantes. Mas, como encantá-los para tal? Eis o desafio para os educadores.
Denise Sousa