sábado, 12 de maio de 2012

AVA04 - MAIÊUTICA



TEORIA DA “ MAIÊUTICA” DEFENDIDA POR SÓCRATES
             
A Maiêutica foi proposta por Sócrates, considerado até nos dias atuais um dos homens mais sábios que já passaram pela face da terra. Ela consiste em perguntar, em interrogar, em inquirir: O que é isto? O que significa? Essa atitude de questionamento Sócrates tinha andando pelas ruas, pelas praças, indagando das pessoas.
            Ele não aceitava uma definição superficial, a cada resposta ia fazendo mais perguntas, indagando, até chegar à resposta mais precisa possível. Mas que nunca aceitava como uma posição definitiva.
            Para a Maiêutica o conhecimento está latente no homem, sendo apenas necessário criar condições para que ele passe da potência ao ato, aflore na espécie de recordação, reminiscência.
            De acordo com o exposto a Maiêutica Socrática tem como significado "Dar a luz (Parto)" intelectual, da procura da verdade no interior do Homem. Socrátes conduzia este parto em dois momentos distintos : no primeiro, ele levava as pessoas a duvidar de seu próprio conhecimento a respeito de um determinado assunto; no segundo, ele os levava a conceber, de si mesmos, uma nova idéia, uma nova opinião sobre o assunto em questão. Por meio de questões simples, inseridas dentro de um contexto determinado, a Maiêutica dá à luz idéias complexas.
            Agindo dessa forma poderia empregar o verdadeiro sentido da palavra educar que vem do latim – educere - e significa literalmente trazer para fora, sobressair, emergir do estado potencial para o estado da realidade manifestada.
            Fato que não tem acontecido na educação atual, onde o aluno não quer mais pensar e raciocinar para chegar as suas conclusões, quer receber tudo pronto.

Um comentário:

  1. Gilberto,

    Na Era da Informação os estudantes não mais questionam com frequência... acham melhor copiar e colar do que questionar. O fato é que as informações a que eles tem acesso (internet, celular, TV, etc.) apresentam-se em grande número e não são absorvidas como deveria. A nova geração se preocupa com jogos, tecnologia, futilidades e ignoram, por exemplo, o que acontece em sua própria cidade/estado/país.
    Nas escolas estaduais, por exemplo, não se investe em pesquisa, em laboratórios de qualidade. Desta forma, os livros e a própria internet (com informações não muito confiáveis) se tornam o embasamento teórico dos alunos. Questionar como? por quê? para quem? Pegar pronto é muito melhor...dizem.
    A maiêutica deveria ser utilizada nas salas de aula com frequência com o intuito de estimular o raciocínio dos estudantes. Mas, como encantá-los para tal? Eis o desafio para os educadores.
    Denise Sousa

    ResponderExcluir