domingo, 20 de maio de 2012

ED05 - FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO


A filosofia da educação é o estudo dos objetivos, dos processos, da natureza e dos ideais da educação. Pode estar dentro do contexto da educação como uma instituição social ou mais amplamente como o processo de crescimento existencial humano, isto é, como é que nossa compreensão do mundo é continuamente transformada (seja através dos fatos, dos costumes sociais, das experiências, ou mesmo das nossas próprias emoções). Ela preocupa-se com a  problemática educacional que ocorre em  todos  os segmentos da sociedade pois trata-se, com  efeito,  de  Filosofia  da  Educação  e  não  simplesmente de Filosofia. A Filosofia  oferece  a  reflexão  para  auxiliar  nos  problemas  educacionais  que  desafiam  educadores, políticos, pais e a sociedade, como um todo. De outro lado, a Educação, entendida num conceito amplo, oferece à Filosofia problemas que se tornam cada vez mais complexos, inesperados e incertos como a  miséria, a  fome, a violência, a corrupção, o  individualismo, a concorrência,  a  perda  dos  valores,  a  exclusão  social  e  o  analfabetismo. A filosofia  se faz presente no início do processo, ao estabelecermos as metas; no seu decurso, quando traçamos e executamos as estratégias; no final, quando julgamos o que e quanto foi cumprido. Ora, avaliar é emitir juízos de valor e estes implicam sempre, queiramos ou não, consciente ou inconscientemente uma posição filosófica, uma filosofia. Segundo Aranha (1996, p. 108). “Tendo sempre presente o questionamento sobre o que é a educação, a filosofia não permite que a pedagogia se torne dogmática nem que a educação se transforme em adestramento ou qualquer outro tipo de pseudo- educação.” Em termos de filosofia da educação, as duas grandes linhas mestras na pedagogia coincidem com essa dupla etimologia. Há uma pedagogia que acredita que a educação se realiza como uma maneira de tornar o aprendiz aquele que assimila regras que não são suas, mas que passarão a ser suas e que, por isso mesmo, o tornarão uma pessoa educada. Há uma outra pedagogia que entende a educação como uma maneira de tornar o aprendiz capaz de forjar suas próprias regras e, tendo isso ocorrido, ele pode se considerar uma pessoa educada.

Referência:
ARANHA, Maria Lúcia Arruda. Filosofia da Educação, 2ª edição. Editora Moderna, São Paulo 1996. 

Um comentário:

  1. Gilberto,
    A filosofia da educação, além de conduzir a educação para uma auto-reflexão, tem a função libertadora e dá à educação os meios necessários para seu fortalecimento e crescimento concreto, levando os educandos à autonomia, função evidente da educação.
    Em resumo, a Filosofia da Educação cumpre um papel fundamental dentro da escola, enquanto detentora do processo educativo.
    Denise Sousa

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