A filosofia da
educação é o estudo dos objetivos, dos processos, da natureza e dos ideais da
educação. Pode estar dentro do contexto da educação como uma instituição social
ou mais amplamente como o processo de crescimento existencial humano, isto é,
como é que nossa compreensão do mundo é continuamente transformada (seja
através dos fatos, dos costumes sociais, das experiências, ou mesmo das nossas
próprias emoções). Ela preocupa-se
com a problemática educacional que
ocorre em todos os segmentos da sociedade pois trata-se, com efeito,
de Filosofia da
Educação e não simplesmente
de Filosofia. A Filosofia oferece a reflexão para
auxiliar nos problemas
educacionais que desafiam educadores, políticos, pais e a sociedade, como
um todo. De outro lado, a Educação, entendida num conceito amplo, oferece à
Filosofia problemas que se tornam cada vez mais complexos, inesperados e
incertos como a miséria, a fome, a violência, a corrupção, o individualismo, a concorrência, a
perda dos valores,
a exclusão social
e o analfabetismo. A filosofia se faz presente no início do processo, ao
estabelecermos as metas; no seu decurso, quando traçamos e executamos as
estratégias; no final, quando julgamos o que e quanto foi cumprido. Ora,
avaliar é emitir juízos de valor e estes implicam sempre, queiramos ou não,
consciente ou inconscientemente uma posição filosófica, uma filosofia. Segundo
Aranha (1996, p. 108). “Tendo sempre presente o questionamento sobre o que é a
educação, a filosofia não permite que a pedagogia se torne dogmática nem que a
educação se transforme em adestramento ou qualquer outro tipo de pseudo-
educação.” Em termos de
filosofia da educação, as duas grandes linhas mestras na pedagogia coincidem
com essa dupla etimologia. Há uma pedagogia que acredita que a educação se
realiza como uma maneira de tornar o aprendiz aquele que assimila regras que
não são suas, mas que passarão a ser suas e que, por isso mesmo, o tornarão uma
pessoa educada. Há uma outra pedagogia que entende a educação como uma maneira
de tornar o aprendiz capaz de forjar suas próprias regras e, tendo isso
ocorrido, ele pode se considerar uma pessoa educada.
Referência:
ARANHA, Maria Lúcia Arruda. Filosofia da Educação,
2ª edição. Editora Moderna, São Paulo 1996.
Gilberto,
ResponderExcluirA filosofia da educação, além de conduzir a educação para uma auto-reflexão, tem a função libertadora e dá à educação os meios necessários para seu fortalecimento e crescimento concreto, levando os educandos à autonomia, função evidente da educação.
Em resumo, a Filosofia da Educação cumpre um papel fundamental dentro da escola, enquanto detentora do processo educativo.
Denise Sousa